Dia Internacional das Mulheres


  

 SAUDAÇÃO

ÀS MULHERES VOLUNTÁRIAS NA SAÚDE!

Em Portugal e na Europa, estamos a celebrar o Ano Europeu dos Cidadãos. Hoje, 8 de março, no mundo verdadeiramente livre, comemora-se o Dia Internacional das Mulheres. Porquê, para quê e até quando este dia?

As origens desta celebração, situam-se no início do século XX, em contexto de luta e manifestação de muitas mulheres, com vista à obtenção de melhores condições de trabalho e de vida. A Organização das Nações Unidas adotou-o para que sejam recordadas as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres.

Em Portugal e no mundo, o voluntariado, designadamente o que se realiza no campo da saúde, é maioritariamente protagonizado por mulheres. Não raras vezes, com a sua capacidade de aconchego, carinho e amor pelos doentes e outros utentes dos serviços de saúde, são o colo, o ombro ou a mão amiga e coração confidente que acolhe quem muitas vezes se encontra carente ao nível dos afetos, das emoções e espiritualmente.

São muitas e cada vez mais, essas mulheres voluntárias que encontramos em quase todos os hospitais do nosso país, quais anjos amarelos, rosas ou brancos. Para todas elas vai a saudação muito especial da Federação Nacional de Voluntariado em Saúde, neste e em todos os dias.

Estamos em crise. Sim, estamos em situação muito difícil em muitos aspetos da vida, especialmente o económico e financeiro, mas também pessoal, familiar e social. Se crise pode significar apuramento e mudança positiva, também pode ser ocasião propícia ao recurso inadequado e impróprio da colaboração das mulheres voluntárias do nosso país.

Conforme a legislação portuguesa, o voluntariado é uma atividade de ajuda que pessoas prestam a pessoas. É complementar e não substitui os recursos humanos considerados necessários à prossecução das atividades das organizações promotoras, estatutariamente definidas.

Apesar das dificuldades e das contrariedades, que o compromisso cívico e ativo das mulheres voluntárias no campo da saúde, continue a revelar a diferença positiva e qualificada do voluntariado, como a possibilidade mais rica de amar e servir, em contexto de cidadania ativa e solidária.

8 de março de 2013

A Direção da Federação Nacional de Voluntariado em Saúde


08 março 2013