Mensagem às associadas


Às associadas da

Federação Nacional de Voluntariado em Saúde

0 5.º Encontro Nacional do Voluntariado em Saúde teve como tema “Saúde, Cidadania, Voluntariado e Comunidade”. Não foi ingenuamente que assim aconteceu. Já o 4.º Encontro Nacional, havia apontado nesse sentido.

As Ligas de Amigos e as Associações de Voluntariado do campo da saúde, têm vindo a constituir-se para dar a resposta que ainda se entende que continua a faltar, no aspeto da humanização dos serviços e dos cuidados que se prestam nas Unidades de Saúde, sobretudo do Serviço Nacional de Saúde. Ou seja, trazer para o ato de saúde, a importância global da pessoa e a sua dignidade, e não apenas o ato em si mesmo.

A prestação dos cuidados de saúde em Portugal, tem evoluído e bastante, no que concerne ao tipo, ao nível, à qualidade e à satisfação dos beneficiários, dos outros intervenientes e das Instituições. Esses cuidados, já não são somente prestados nos espaços físicos das Unidade de Saúde, sejam eles, cuidados hospitalares, primários, continuados, de reabilitação ou mesmo paliativos.

Continua a fazer sentido a prestação de voluntariado nos espaços físicos das Unidade de Saúde. Mas também já começa a fazer sentido que os voluntariados organizados aí atuantes, comecem a refletir sobre a possibilidade e a necessidade de implementarem e desenvolverem estratégias de atuação em novos espaços de permanência e de prestação de cuidados de saúde – Unidades de Cuidados na Comunidade, Unidades de Cuidados Continuados, e outros Equipamentos Sociais, como Lares e similares.

É que, se há pessoas nos espaços físicos das tradicionais Unidades de Saúde, há cada vez mais pessoas que apenas “passam por aí” e prolongam o seu restabelecimento ou reabilitação em outros espaços, que até podem ser os seus domicílios. No entanto, continua a fazer sentido, e muito, a atuação dos voluntariados organizados nos espaços tradicionais das Unidades de Saúde. Aquela deve ser mais valorizada e reforçada.

Cada vez mais, a ação do voluntariado organizado no campo da saúde, é necessária e apreciada, pelos cidadãos, pelos outros cuidadores, pelas instituições e pela comunidade. Continuemos a ajudar as pessoas na sua enfermidade mas também na sua reabilitação. Continuemos a fazer da humanização dos cuidados, das pessoas e dos espaços, a nossa missão e o nosso objetivo principal. Continuemos a servir. Continuemos a ajudar as pessoas onde quer que elas se encontrem.

Não se trata de apontar a implementação de algum Serviço de Apoio Domiciliário. Trata-se mais de alertar para a possibilidade de adotarmos posturas e de continuarmos a estar ao serviço das pessoas, de modo voluntário e gratuito, complementar e responsável, onde eventualmente possam existir outras Respostas Sociais e não só, mas onde certamente o voluntariado tem com certeza um papel importante a desempenhar, naquilo que é a sua especificidade, que é a continuada humanização dos cuidados e a ajuda à promoção do bem-estar e da felicidade dos outros.

O presidente, 30 de junho de 2013


30 junho 2013