Dia Mundial do Doente


OS DOENTES E UM DIA DELES

d.jpg

É já no próximo dia 11 deste mês de fevereiro que se celebra em quase todo o mundo, o XXII Dia Mundial do Doente, independentemente de crenças, filosofias e políticas particulares, embora a iniciativa se situe no campo da Igreja Católica Apostólica Romana.

Raramente, alguém fica indiferente à enorme multidão que no mundo vive as mais variadas situações de doença, e sofre. Doenças físicas, mentais, de indiferença, ou de falta de acesso aos bens mais elementares para a vida e a saúde humana. Tanta situação de mal-estar, de fome e de desprezo ou marginalização, que presenciamos mesmo do outro lado da nossa rua ou quiçá no nosso prédio ou aldeia.

A mensagem para este ano que o Papa Francisco dirige especialmente “às pessoas doentes e a quantos lhes prestam assistência e cura” chama a atenção de todos, mormente das pessoas de boa vontade e de coração reto, para a obrigação sem exceção, que temos de “dar a vida pelos nossos irmãos”, ou seja, de agir no sentido da promoção do bem-estar pessoal e social de quem nos rodeia, independentemente das suas situações, das suas opções de vida, e dos seus enquadramentos religiosos e políticos, mas sempre com o objetivo de que se sintam bem, felizes e enquadrados socialmente, porque seres de plena dignidade.

Essa postura e essa atuação que é pedida e que nos formata a nós voluntários do campo da saúde, emana não só da nossa qualidade de cidadãos ativos e conscientes das responsabilidades que aportamos enquanto tal face aos outros, mas também porque somos gente de fé, animados por um espírito que em nós vivifica, nos transforma e envia no sentido da doação solícita, disponível, gratuita e com um grande sentido de humanidade, logo, em direção à humanização dos serviços dos cuidados e das relações interpessoais nos Equipamentos onde atuamos e onde se realizam Serviços e Cuidados de Saúde.

A Federação Nacional de Voluntariado em Saúde, plataforma de representação de voluntários e Organizações de Voluntariado do Campo da Saúde em Portugal, está atenta e comunga do texto e do espírito da Mensagem do Papa Francisco para o XXII Dia Mundial do Doente. Também ela, a Federação, saúde com muito amor e votos de bem, todas as pessoas que sofrem e aquelas que, independentemente de vínculos ou denominações, velam e atuam no sentido da cura e da promoção da saúde de quantos se encontram aos seus cuidados. Uma saudação muito especial aos voluntários integrados nas Organizações filiadas na Federação.

A terminar e citando o Papa Francisco, deixemo-nos contagiar pelo espírito, por aquele espírito que verdadeiramente nos ensina ”a olhar sempre para o outro com misericórdia e amor, sobretudo para quem sofre, para quem tem necessidade de ajuda”.

Porto, 2 de fevereiro de 2014

A Direção da FNV
02 fevereiro 2014