MAIS PARTICIPAÇÃO MELHOR SAÚDE


MAIS PARTICIPAÇÃO, melhor saúde

O projeto MAIS PARTICIPAÇÃO, melhor saúde tem como objetivo promover a participação e a capacitação de representantes das pessoas com ou sem doença, no âmbito dos processos de tomada de decisão em saúde, a nível político e institucional, em Portugal.

Tem o alto patrocínio do Presidente da República.

Todo o projeto assenta numa metodologia participativa, de aprendizagem com os pares e de investigação-ação, em que as pessoas com ou sem doença/ativistas integram e facilitam os grupos de trabalho, desenvolvem todas as atividades e são os elementos-chave na capacitação de outros pares.
 
O projeto lançou uma petição (ainda aberta a subscrições) no sentido da instituição da "Carta para a Participação Pública em Saúde", um passo fundamental para:

• Promover um maior envolvimento dos cidadãos/ãs nas decisões relacionadas com a política de saúde e;
• Incentivar a tomada de decisão assente numa ampla participação pública.
 
Na sequência da elaboração da Carta, foram ainda identificadas 10 Prioridades para promover a participação pública na área da saúde, em Portugal.
 
A Carta teve o seu lançamento público a 18 de outubro, no Fórum MAIS PARTICIPAÇÃO, melhor saúde, no auditório do edifício novo da Assembleia da República. Foi também um dia de debate dedicado à temática da participação em saúde, com convidados/as de várias entidades ligadas às áreas da saúde e da participação. Foram ainda apresentados os resultados dos inquéritos realizados junto de 78 organizações da área da saúde e mais de 600 cidadãos, sobre as suas visões, atitudes e experiências de participação na área da saúde. Mais informações na página do evento
 
Consulte o site do projeto para mais informações. http://tempuri.org/tempuri.html

18 setembro 2017