I JORNADAS DE VOL. DA REGIÃO de CASTELO BRANCO


Luís Viegas, Vice-presidente da FNVS, com  Carlos Almeida, Presidente da Liga de Amigos do Hospital Amato Lusitano


I JORNADAS DE VOLUNTARIADO DA REGIÃO DE CASTELO BRANCO

“Promover e potenciar o Voluntariado”

17 de Março

Dizer-vos da honra que foi para a Federação tão simpático convite, que não pode contar com a presença do nosso  Presidente, o cirurgião Dr. Carlos Pinto Ribeiro, ausente no estrangeiro e desde já referir que a Federação Nacional de Voluntariado em Saúde tem como estratégia participar ativamente em todas as iniciativas que tenham o foco na qualificação do Voluntariado em saúde e para as quais seja convidada. Bem hajam pois, pelo convite.

A Federação no último ano viveu um período conturbado, teve que realizar um novo ato eleitoral, do qual saiu reforçada, com muito mais animo e determinação dos seus dirigentes.

Credibilização / afirmação do Voluntariado em Saúde, quer pelas suas posturas, quer pela diferenciação quer ainda pela formação e valorização são nossos objetivos.

Mais de 150.000 horas anuais de Voluntariado prestado na área da saúde.

Este é um dado que tem de ser reconhecido e valorizado pela tutela.

O Voluntariado em saúde tem caraterísticas muito específicas. Lidamos com a pessoa privada do seu maior bem… a saúde.

As 50 Ligas e Associações que representamos, atuam de maneira diferente e em diferentes áreas.

A federação vai iniciar o levantamento da situação atual, fazer a sua compilação.

Depois passar à definição com a tutela das componentes de intervenção que sejam negociadas.

Divulgar pelas associadas as formas e critérios de atuação de Voluntariado.

O Reconhecimento por parte da Secretaria de Estado que as Ligas e Associações de Voluntários existem e que podem ter um papel importante, trabalhando de forma organizada, com as Comissões de Qualidade, no programa de “literacia para a segurança dos cuidados de saúde” com a coordenação da Direção Geral da Saúde. Este será em nosso entender um caminho privilegiado para fazer chegar as melhores mensagens, de forma simples às populações. Falar-se abertamente de ulceras de pressão, da higienização das mãos, da prevenção de quedas, da prevenção de infeções, segurança na utilização de medicamentos e segurança cirúrgica.

Por outro lado, achamos estranho, que por parte do Ministério, no documento SNS + Proximidade, esteja envolvida a comunidade sem qualquer referência a estes parceiros naturais, que diariamente estão no terreno.

Outro aspeto importante que a Federação pretende ver esclarecido é a forma como as Ligas e as Associações de Voluntários subsistem. Muitas delas encontram-se com sérias dificuldades financeiras que urge resolver e ultrapassar.

Também este levantamento está a ser feito, através da auscultação direta, nas reuniões descentralizadas que estamos a fazer com todas as Ligas e Associações.

A Formação de Voluntários, definição de conteúdos e criação de bolsa de formadores são uma prioridade e estamos a trabalhar com total afinco para que dentro de pouco tempo possamos disponibilizar essa informação;

 Os Protocolos de Seguros de Acidentes Pessoais no desempenho de Voluntariado, são uma mais-valia que a Federação garante aos seus associados em condições absolutamente vantajosas, quer em termos de cobertura de risco, como no valor dos prémios pagos.

A Participação dos elementos da Federação em Eventos das Associadas, de forma a reconhecer, apoiar e incentivar a sua atividade, bem como procurando novos ensinamentos que possam ser partilhados pelo todo nacional.

O Encontro Nacional de Voluntariado em Saúde e a Cooperação com Organizações de Voluntariado Nacionais e Estrangeiras, e as boas práticas estão na agenda da Federação.

X Encontro Nacional de Voluntariado em Saúde, que ficou agendado para o dia 20 de Outubro de 2018 terá lugar em Barcelos, numa organização conjunta da Federação e da Associação de Voluntários do Hospital de Santa Maria Maior de Barcelos.

Estamos vivos e determinados e citando o médico e humanista Albert Shweitzer – “Os anos enrugam a pele, renunciar ao entusiasmo, enruga-nos a alma”.


19 março 2018