VOTOS PARA 2026


O novo Ano está a chegar e em 2026 as cidades da Maia e de Vila Nova de Gaia serão, respetivamente, a capital europeia do Voluntariado e a capital portuguesa do  Voluntariado.

Pois bem, manifestações da importância do Voluntariado no exercício genuíno e ativo da cidadania são muitas e prevejo que vão aumentar, no sentido de chamar a atenção das comunidades para a relevância e necessidade de cada vez mais de nós nos deixarmos tocar pela urgência de nos manifestarmos compassivos e fraternos, para com tantos que não tiveram ou não souberam aproveitar as oportunidades de integração e de socialização. Na verdade, temos essa obrigação.

Assim, queremos, em todo o 2026, expressar nossa profunda gratidão pelo compromisso, dedicação e compaixão de cada e de todos os Voluntários em Saúde. Sois, sempre, a essência da esperança e do cuidado nos Hospitais, nos Cuidados de Saúde Primários e onde houver doentes, transformando vidas e fortalecendo o sentimento de inclusão e de ajuda a quem está em sofrimento físico, psíquico e ou social.

O trabalho voluntário gratuito, diário e comprometido, representa mais do que ações, simboliza solidariedade, esperança e o verdadeiro espírito de humanidade. Juntos, estamos a construir um futuro mais solidário e acolhedor para todos.

Ser Voluntário junto de pessoas doentes, frágeis e sós certamente pode ser comparado a ser o seu “anjo da guarda", pois a sua presença e dedicação trazem conforto, esperança e apoio emocional a quem está a passar por momentos difíceis. Embora não substitua o cuidado médico, o Voluntario em Saúde ajuda a aliviar a solidão, oferece palavras de encorajamento e cria um ambiente mais acolhedor para os pacientes.

Ao contribuir com o seu tempo, a sua competência e o seu carinho, o Voluntário em Saúde torna-se uma presença que faz toda a diferença na vida de pessoas que precisam de apoio, de solidariedade e de compaixão.

Obrigado por fazerem a diferença.

Que 2026 seja repleto de projetos, de realizações, de dádiva e entrega e do merecido e justo reconhecimento pelo que de importante e insubstituível faz o Voluntário em Saúde.


Carlos Pinto Ribeiro

02 janeiro 2026