3.º Encontro Nacional - Conclusões


Press-release

3.º ENCONTRO NACIONAL

DE VOLUNTARIADO EM SAÚDE

Realizou-se ontem, 8 de Outubro de 2011 em Pombal, o 3.º Encontro Nacional de Voluntariado em Saúde promovido e organizado pela Federação Nacional de Voluntariado em Saúde constituída por Associações de Voluntariado no Campo da Saúde e Ligas de Amigos de Hospitais e Centros e Saúde, e outras Organizações similares.

No evento estiveram presentes cerca de 200 participantes, voluntários da saúde e outros cidadãos, oriundos de várias regiões de Portugal, bem como amigos e convidados pertencentes a Organizações congéneres, e ao poder público local, regional e nacional, nomeadamente a Sra. Presidente da Comissão Nacional de Voluntariado em Saúde, Dra. Fernanda Freitas.

Relacionados com os objectivos definidos para o Ano Europeu do Voluntariado, foram tratados temas como “Os Bancos de Voluntariado e o Voluntariado no Campo da Saúde”, “A Comunicação na e para a Equipa de Saúde”, “O Impacto do Voluntariado na Qualidade dos Cuidados prestados no SNS”, “A Qualificação do Voluntariado no Campo da Saúde” e “A Humanização como a especificidade do Voluntariado no Campo da Saúde”, por ilustres oradores das áreas da saúde, do ensino universitário e do voluntariado.

Para futuro, ficou a perspectiva das Actividades de 2012, das Organizações de Voluntariado no Campo da saúde, virem a ser promovidas com objectivos que aproximem o sector ao Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações, por se reconhecer que o Voluntariado em Saúde é uma excelente proposta de Envelhecimento Activo e Solidário.

O 4.º Encontro Nacional de Voluntariado em Saúde realizar-se-á no próximo ano – 2012, em data a anunciar, ano da celebração do 5.º aniversário da constituição da Federação. Provavelmente acontecerá na mui invicta cidade do Porto, cidade que deu berço e colo à Organização.

Pombal, 8 de Outubro de 2011               A Direcção da FNVS


10 outubro 2011