Press Release


VOLUNTÁRIOS, ALEGRAI-VOS!

Grande ano este, o Europeu das Atividades que Promovam uma Cidadania Ativa que terminou há dias. Ano de festa, seminários, encontros e muitas outras e diversas iniciativas com vista à sensibilização e motivação dos cidadãos e Organizações, para a prática do voluntariado.

Um dia far-se-á o cômputo deste empreendimento de grande envergadura que na Europa e em todo o território português, dinamizou e colocou em movimento, milhares de voluntários e centenas de Organizações. Se os números e as estatísticas são necessários ao conhecimento, para que este seja completo será imprescindível fazer a leitura sobre os impactos positivos e duradouros que o Ano tem e terá. Por tudo e pelo voluntariado, é tempo e há motivo bastante para nos alegrarmos. Mesmo aqueles que não protagonizaram assim tanto o Ano Europeu… Alegrai-vos!

No que concerne ao voluntariado protagonizado pelos voluntários das Organizações que constituem a Federação Nacional de Voluntariado em Saúde e similares, a alegria vai mais no sentido da valorização da ação e do caminho diário e consequente, que é feito com os doentes e nas comunidades que são as Unidades de Saúde.

Está a iniciar-se a celebração do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre as Gerações. Sejamos verdadeiramente ativos e solidários nesta grande missão de servir e de fazer o bem bem feito. Que as ações de voluntariado sejam de facto cheias de sentido, de oportunidade e sejam efetivamente resposta às necessidades particulares ou globais dos nossos concidadãos e comunidades.

Que os voluntários mais novos ou com menor experiência de voluntariado, queiram aprender com os menos jovens. Que os voluntários com idades superiores ou com maior experiência se disponham a partilhar as suas vivências e saberes, com os mais novos. Que desta relação partilhada, saiam enriquecidos e mais fortes, os voluntários, os beneficiários da ação voluntária, e o voluntariado.

Independentemente das diferenças que possam caraterizar cada um e todos os cidadãos, estamos a fruir um tempo de especial paz e bem. Estamos também a vivenciar tempos de mudança e de adaptação a novas realidades. Deixemo-nos impregnar pelo espírito daquele tempo. Que o voluntariado que protagonizamos seja verdadeiramente luz para os beneficiários e todos os atores envolvidos; e sinal de que os corações podem bater de verdadeira alegria e felicidade.

Voluntários, alegrai-vos!

Porto, 18 de dezembro de 2011

O presidente da Direção da Federação Nacional de Voluntariado em Saúde


19 dezembro 2011